Terror, terror, terror...

by - domingo, fevereiro 06, 2011

Não sei se vocês sabem, mas eu sou uma pessoa que acredita que a imagem é alma do negócio, por isso quando eu estou olhando uma revista, po exemplo, tem que ter algo que me agrade para eu poder ler aquele artigo. Geralmente não sou fã de revistas sérias. Meu pai é zelador no prédio onde moramos, os condôminos tem mania de jogar as revistas fora depois de elas já terem feitos aniversário e meu pai gosta de da uma lida antes de jogar fora - foi assim que ele viu que tinha saído em uma das edições como o que mais comenta no Facebook ¬¬ Quando tem alguma coisa de interessante ele me mostra e foi em uma dessas revistas que eu achei o post de hoje. Mais específicamnete na "Super Interessante" de Julho de 2010. Oque achei legal é que revista fazia, tipo, uma árvore genealógica do filmes de terror, com direito a uma Mansão ilustrativa... é claro que não vou mostrar a mansão, mas sim os tipos diferente de filmes de terror. Então, vamos lá.

Psicose, Pânico e Sexta Feira 13
Monstros e Assassinos
Os primeiros, mais assustados que assustadores, vinham da literatura e tinham rostos expressivos como o de Boris Karloff e Bela Lugosi. Depois ganharam máscaras e perderam escrúpulos, matando quem viesse pela frente. Hoje, o subgênero sobrevive de metalinguagem e efeitos especiais.
Filmes: Frankenstein(1931/1994), O Fantasma da Ópera(1925), Nosferatu(1922), Psicose(1960), O Lobisomem(1941), Halloween(1978), O Massacre da Serra Elétrica(1974), Tubarão(1975), Sexta Feira 13(1980), A Hora do Pesadelo(1984), Drácula(1992), Pânico(1996), Eu sei o que vocês fizeram no verão passado(1997), Cloverfield(2008) e Deixe ela entrar(2009).


Carrie - A Estranha, O Exorcista e O Iluminado
Sobrenatural
Presente desde o início, o horror causado por almas e demônios do além seguem causando calafrios. Quando se imaginava que não havia mais o que inventar, o "vídeos caseiros" de Atividade Paranomal(2009) tiraram o sono de muita gente por meses.
Filmes: A Mansão do Diabo(1986), O Gabinete do Dr. Caligari(1920), Os Pássaros(1963), O bebê de Rosemary(1968), A Profecia(1976), O Exorcista(1973), Horror em Amityville(1979), Carrie - A Estranha(1976), O Iluminado(1980), Poltergeiter(1982), A Bruxa de Blair(1999), O Sexto Sentido(1999), Os Outros(2001) e Atividade Paranormal(2009).


A Noite dos Mortos Vivos, Brinquedo Assassino e Grindhouse
Trash
Zumbis são destques desses filmes, de tão ruins, acabam sendo bons. Mais especificamente: querem tanto assustar que acabam fazendo rir.
Filmes: A Noite dos Mortos(1968), A Morte do Demônio(1981), Brinquedo Assassino(1988), Anaconda(1997), Extermínio(2002) e Grindhouse(2007).


Hellraiser, Jogos Mortais e O Albergue
Tortura
Antigamente, a platéia se dava por satisfeita de a micinha corresse a desmaiasse. Hoje, ela tem que correr, desmaiar, acordar em um porão fechado e ser obrigada a serrar um membro para fugir. Seguindo essa linha, desde 2004 já são 7 Jogos Mortais.
Filmes: Quadrilha de Sádicos(1977), Hellraiser(1987), Jogos Mortais(2004) e O Albergue(2005).


Mr. Vampires, O Chamado e O Grito
Asiático
Sim, é procedência, mas também um gênero em si: os japoneses e coreanos têm um jeito próprio de assustar, investindo em traumas pessoais e coletivos e naquelas malditas crianças assustadoras em quartos escutos.
Filmes: Mr. Vampires(1985), O Chamado(1988), O Grito(2003) e O Hospedeiro(2007).

Enfim, eu como fã de filmes de terror mais que assumida - apesar de morrer de medo - adorei saber os estilos diferentes e como fica claro a evolução do cinema, nos efeitos, maquiagem, toda essa tecnologia. Apesar de que se nos primeiros filmes eles tivessem os recursos que tem hoje, tenho certeza que mataria à pau os filmecos do 2010 e regravações.
Quando eles falam de sequencia, então... #meldels Não sei quanto a vocês, mas tenho certo receio de sequencias. A maioria dos filmes não são grande coisa, o segundo raramente é melhor ou então se são bons os dois, resolvem fazer uma baita novela com 6 ou 7 "temporadas". Ás vezes nem algumas séries se dão bem fazendo milhões de temporadas. Sou uma admiradora de Jogos Mortais, mas me cansei quando lançou o 4º... pelo menos imaginação eles têm.

Deu de falação, vou deixar vocês descansarem os olhos. Espero que tenham gostado. Agradeço a todos os comentários dos últimos posts, fico muito feliz de ver vocês aqui. Vou responder de tarde. Bjs

You May Also Like

4 calcinhas

  1. Olá Sharon! Primeiramente é muito fofo aqui seu blog!

    Eu não sou tão fã de filmes de terror pq no geral não sou tão fã de filmes... mas adoro a revista Super Interessante! *-*

    Beijo :*

    ResponderExcluir
  2. Concordo: a imagem diz tudo. Mas também não se deve julgar o livro pela capa.

    Não gosto muito de filmes de terror, ou será que devo dizer terror e suspense? Não tenho coraçao para essas coisas. Então quando são cenas surpresa menos ainda! Dx

    Gostei do tipo de letra que você usou no titulo de post? Qual é a tipografia? E seu blog é fofo! ^

    ResponderExcluir
  3. oiii,
    olha eu morro de medo de filmes assim, mas não nego que gosto. mas passo dias sonhando com o bendito,por isso evito..
    com relação aos trahs, acredita que morrida de medo do chuck, kkk tanto que quando ganhei um boneco do fofão fiquei morrendo de medo dele..kk mas hoje ele me fazem rir de tão absurdos..rsrs bjus

    ResponderExcluir
  4. Oi Sharon, tudo bem?
    Gosto muito de filmes de terror, e adorei o post. como você também tenho medo deles, mais não resisto e tenho que assistir.
    Beijos e sucesso.

    ResponderExcluir