Orgulho de ser gaúcho !

by - quinta-feira, março 24, 2011

Dia 26 de Março é o aniversário de 238 anos de Porto Alegre, e como você sabem - ou não -  eu moro aqui, amo e tenho muito orgulho dessa cidade. Pensando nisso e como uma boa gaúcha que sou, resolvi fazer um especial em comemoração a esse orgulho de ser gaúcho e nossa amada capital.

Eu morei durante 8 anos em Paranaguá no Paraná e sempre que alguém me perguntava de onde eu era, eu enchia a boca para dizer: "Sou de Porto Alegre, sou gaúcha, tchê!", e assim que tive a primeira chance, não hesitei um momento em voltar para cá... e voltei. Foi aí que começei a reparar melhor na minha gente. Nossa, como somos orgulhosos de nós mesmo, gostamos do que é feito por nós e queremos tudo muito bem feito, isso é uma qualidade maravilhosa. Temos orgulhos quando um de nós se dá bem vida a fora, fica conhecido e torcemos para essa pessoa só per ela seu gaúcha. Parece meio bobo, mas admiro essas pessoas ainda mais por causa disso.

Tem quem diga que isso não é verdade, mas eu que vim de "fora" posso dizer que é verdade. Orgulho das bandas, que se formaram em nossas garagens, cantaram em nossos palcos amadores, criaram asas, voaram alto e voltaram a tocar aqui como se fosse a primeira vez. Tenho certeza que vocês conhecem pelo menos as mais famosas... Fresno, Chimarruts, Cachorro Grande, Tchê Garotos. Pessoas comuns que sairam daqui com um sonho e transformaram em mais que realidade... a super modelo Gisele Büdchen ou a Fernanda Lima, Brito Jr., o maluquinho do Theo Becker, Larissa Maciel, Werner Schünemann... Nossos escritores super reconhecidos: Érico Veríssimo, Lya Luft, Moacyr Scliar, Mário Quintana. A super editora famosa por seus pockets, L&PM, é daqui. E aqueles que eu não conhecia e torci para caramba, Lisi Benitez e Daniel Bueno.

Orgulho dessa cidade linda que dói, tem quem estrague, é claro, mas tem quem a valorize... e muito. E uma das melhores partes: o sotaque. Ai ai, o nosso sotaque é muito puxado, amoo. Cheio dos 'bá', 'tchê' e 'tri legal' da vida. Só aqui que 'japona' seria um casaco de inverno, ou um semáforo é 'sinaleira' e geléia viraria 'chimía', ou que no meio de uma conversa alguém solta um 'beeem capaz' tri puxado e não daria em nada.

Não importa se tu é Tricolor ou Colorado, o que importa é que o dia do GreNal é super esperado e tri tenso. Mesmo assim, depois que acaba - e alguém perde - no meio disso tudo estava lá a nossa bandeira sul riograndense hasteada toda pomposa. O fim de semana acaba com aquele churrasco ou um passeio no Parcão regado a chimarrão.

 Por fim, mas não menos importante a nós, blogueiras e gaúchas, não conehço muitas, mas as poucas são especias. Um viva, viva !
Sei que falei muito, mas não disse muita coisa, não mostrou 100% do quanto maravilhoso é esse estado, a cidade e as pessoas, mas fica uma provinha para quem quiser nos visitar. Parece meio um king kong tudo isso, mas uma coisa que eu aprendi bem é que vergonha é roubar não poder carregar, o resto... bom, o resto a gente dá aquele jeitinho brasileiro. Volto no próximo post com mais falação: aguardem os próximos capítulos.
Love ya, bjs.

[...]pega a chinoca, monta no cavalo e desbrava esta coxilha
Atravessa a Osvaldo Aranha e entra no Parque Farroupilha[...]

You May Also Like

14 calcinhas

  1. Nem preciso dizer que amei o post e que tudo o que tu falou é a mais pura verdade dos gaúchos! TRIII LEGAL! XD
    Ri com a japona e a chimia. E a gente é feliz assim ^^
    Lugares maravilhosos que nós temos *o*

    beijos.

    ResponderExcluir
  2. oi querida,
    bahhh também sou de porto alegre *-*
    adorei o que tu escreveste!!parabéns pra nossa cidade!
    boa semana
    ;*

    ResponderExcluir
  3. Eu morro de vontade de conhecer PORTO ALEGRE....de Paixão...Amo todo o sul...amei seu post...Minha família por parte de pai fica em Paraná!!! Amo de paixão

    ResponderExcluir
  4. meeu, meeeu, meeeuuuu que inveja de você!!!! eu quero MUITO morar no Sul...Santa Catarina, Curitiba, Porto Alegre, ALGUM LUGAR DO SUL!! é demais!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. "Amigo punk, escuta este meu desabafo que a esta altura da manhã já não importa nosso bafooo [...]"

    Ê gauchada véia.. tu esqueceu de dizer que cachorro vira "cusco". Sabe, eu sou gaúcha e também morei durante alguns anos (seis) em São Paulo mas diferentemente de ti não tenho esse orgulho todo de ser gaúcha. Não que eu ache ruim, mas acho que sou meio indiferente a isso Oo
    Mas uma coisa é certa: não vou negar que adoro o nosso sotaque e as nossas gírias e pra ser sincera descobri a pouco que o "mas beeeeeem capaz" é nosso.

    E por falar em "pra ser sincero" tem mais duas bandas bem famosas por aí que são gaúchas (e eu diria até que as melhores): Engenheiros do Hawaii e Cidadão Quem.
    Se Deus quiser, POA ano que vem! :D Beijos :*

    ResponderExcluir
  6. Oii Sharon!!
    Aqui na minha cidade o que mais tem são gaúchos, acho o sotaque de vcs demais XD
    aqui no mato grosso falamos um pouco mais puxado, os cuiabanos mesmo falam puxado até demais, tipo "petche com maxixe" "catchorro, tchinelo" e por aí vai, kkkk
    parabéns pra sua cidade ^^
    bom fim de semana pra vc
    Bjks!!

    ResponderExcluir
  7. Oi Sheron :} Também tenho MUITO ORGULHO DE SER GAÚCHA, sou de Pelotas e sempre quando posso dou um pulinho em Porto Alegre. FREEEEEESNO <333333

    ResponderExcluir
  8. Pleas fotos e reportagem que eu vejo, Porto Alegre é uma cidade muuuito bonita. Gostaria muito de conhecer um dia. Quando tiver a oportunidade, irei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oiie Sharon,
    o Sul deve ser realmente lindo, na minha formatura do colégio eu tinha escolhido Gramado pra conhecer, infelizmente não foi a mesma escolha do restante, mas um dia eu vou, aaaaah se vou kkk
    E essas fotos me deixaram com mais vontade ainda *-*
    Obrigada pela visita!
    xoxo

    ResponderExcluir
  10. haaaaaaaaaaaa sua cidade seu estado, as histórias dae eu acho super legal e morro de vontade de um dia poder ir conhecer.. e se Deus quiser ainda irei.. vc tem que ter muito orgulho mesmo!!!!!!
    beeeeijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, é tão bom morar num lugar que identificamos tanto! Também adoro a minha cidade, o jeito de falar tudoo.. rs Parabéns para os gaúchos!

    ResponderExcluir
  12. Parabéns (muito atrasado) à Porto Alegre :)

    ResponderExcluir
  13. Tem um meme que eu indiquei pra você lá no blog, se você quiser fazer. Não sei se você gosta ou faz isso, mas gostaria de ver você respondendo ;)
    Beijocas, e aparece, viu?! Tô com saudade dos teus posts!

    ResponderExcluir
  14. Parabéns a Porto Alegre!!!
    Acho que isso é de todo lugar, sentir orgulho dos "grandes nomes" que nasceram no local!!
    Sou sem sotaque kkkkkkk eu pelo menos acho kkkk pq sempre perguntam da onde eu sou kkkkkkk
    Não uso gírias locais, falo aquelas que se você falar em outro local do Brasil a pessoa entende HASUH1U12HU12HU1H2U1
    Não sou de Porto Alegre, só avisando kkk!!!

    ResponderExcluir